Pular para o conteúdo principal

DIVULGAÇÃO: Mulherio das Letras em São Paulo (Primeiro Encontro Regional)



Homem é muito bem-vindo
 (mas só como público)

          Mulherio das Letras 2017 promove união entre escritoras de todo o país.
         Em São Paulo, o primeiro encontro aberto ao público já tem dia e hora para acontecer.

Local: Livraria Blooks
Dia 29 de junho de 2017
Shopping Frei Caneca, São Paulo
Rua Frei Caneca, 569
Das 19h às 22h

         Algo novo está surgindo no país. Um movimento de mulheres ligadas à literatura, o “Mulherio das Letras” que, a partir de conversas informais entre escritoras, e a coordenação inicial da premiada autora Maria Valéria Rezende, com um grupo reunido em João Pessoa, começa a sacudir o marasmo do ambiente literário em 2017. Lançado há apenas dois meses, o movimento já conta com mais de 3.900 inscritas (entre escritoras, editoras, ilustradoras, críticas literárias, professoras e jornalistas) e realizará seu primeiro encontro nacional entre 12 e 15 de outubro deste ano em João Pessoa, PB.
      É importante frisar que é um movimento sem curadorias, "mesas” com estrelas, cachês e nem hierarquia. O que importa é reverberar e intensificar discussões específicas sobre questões como o reconhecimento e a ampliação do espaço para a literatura feita por mulheres, com toda sua diversidade de classe, raça, orientação sexual e projetos literários.
       Assim, em preparação ao grande encontro programado para João Pessoa, em outubro, outros encontros menores, regionais, e diferentes ações específicas estão sendo organizados em várias cidades - como este que ocorrerá em SP.  Apareça e venha bater papo, acompanhar leituras e trocar ideias com várias escritoras que estão produzindo obras importantes no cenário nacional. 
         

Para mais informações, entre em contato com a organização do evento:  

Eugenia Zerbini: eugeniazerbini@gmail.com
Goimar Dantas: goimar@uol.com.br 
Izilda Bichara: izildabichara@gmail.com 
Maria José Silveira: mariajosepeixotodasilveira@gmail.com
Nanete Neves: nanete.neves01@gmail.com
Paula Bajer Fernandes: pbajer@uol.com.br
Roberta Asse (e-mail)
Silvia Camossa: silcamossa@uol.com.br


Susana Ventura: venturarosas@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Era uma vez o livro proibido pelo MEC...

Era uma vez o livro proibido pelo MEC
Quando li a notícia de que o Ministério da Educação (MEC), através de ofício, ordenou o recolhimento de noventa e três mil exemplares do livro infantil “Enquanto o sono não vem”, de José Mauro Brant, quem perdeu o sono fui eu. Lembrando que o livro faz parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), programa voltado para alunos das séries iniciais das escolas públicas. Pergunto então: como é possível que uma obra baseada nas histórias orais da cultura brasileira possa ofender tanto? Será que os técnicos do ministério não entenderam que há neste ato uma atitude altamente repressiva? E o que há por trás desta determinação tão autoritária?
A confusão começou quando educadores muito preocupados entenderam que o conto “A triste história de Eredegalda” fazia referência a incesto, um tema por demais complexo para ser comentado com crianças pequenas. Claro. Mas, espera aí… Só para citar dois, pois receio que terão que proibir também Chapeuzinho…

Peça de Teatro - Educação Infantil.

CELESTE E A BRUXA DOS DENTES






Personagens: Celeste, a Bruxa dos Dentes, o dente, o dentista, a escova de dentes, a pasta de dente, o fio dental e a lixeira. Cenário: sala de aula. 


Celeste - Olá crianças! Eu me chamo Celeste! C- Bom dia! C- Vou me apresentar pra vocês! C – Posso ser amiga de vocês? C – Eu hoje vou falar sobre higiene. C – E aí? Alguém sabe? C- Higiene também é tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, passar o fio dental... Quem sabe o que é fio dental? Fio dental é o fio que a gente passa entre os dentinhos pra ajudar na escovação. Aí é que eles ficam realmente bem limpinhos. O dente – Oi gente, eu sou o dente! (crianças do 5º ano) C- Agora eu vou mostrar pra vocês os amigos da higiene dental. O dentista – Oi, eu sou o dentista! (crianças do 5º ano) A escova dente – Oi, eu sou a escova de dente. (crianças do 5º ano) A pasta de dente – Oi, eu sou a pasta de dente. (crianças do 5º ano) O fio dental – Oi, eu sou o fio dental.  (crianças do 5º ano) A lixeira – Oi  amiguinho…

LEITURA: Projeto Educação Ambiental.

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil e do 1º Segmento do Ensino Fundamental JUSTIFICATIVA:  Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.              A conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos.              Na intenção de reforçar cada vez mais entre os alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, desenvolvemos este projeto que visa estimular esse exercício de cidadania, promovendo a leitura em suas diversidades textuais, focando o tema Meio Ambiente e Reciclagem.             Partindo de uma leitura crítica e dinâmica da rea…